7 documentários imperdíveis para você maratonar

  • Maratonei
Ouça essa notícia
O Dilema da Redes. Foto: Reprodução Internet

O Dilema das Redes foi lançado em janeiro de 2020. Foto: Reprodução Internet

Pra quem pensa que documentário é algo monótono e sem graça, separamos 7 documentários imperdíveis para você maratonar na sua casa e ainda por cima aprender muita coisa sobre esse mundão que vivemos. Confira.

1. O Dilema das Redes

O doc deu o que falar quando foi lançado na plataforma da Netflix em janeiro de 2020. Ele explora o perigoso impacto das redes sociais, com depoimentos de especialistas em tecnologia soando o alarme em suas próprias criações. A verdade é que, por mais que todo mundo saiba que o que está sendo exposto não tão novidade assim, a maneira com que a história e narrada, há um efeito de impacto mais forte e imediato. Dessa forma, O Dilema das Redes trouxe a discussão muito à tona em uma época que o mundo tem se afogado em um esquema de desinformação e Fake News.

2. What Happened, Miss Simone?

Rainha que fala né, mores? Documentários que contam a história de vida de ícones da música com toda certeza tinha que estar nessa lista do Abel 7 minutos, já que amamos uma paradinha, não é mesmo? Um filme sobre a vida da lenda Nina Simone, uma cantora americana, pianista e ativista dos direitos civis rotulada como a “Alta Sacerdotisa do Soul” é uma das indicações que não poderia faltar. Uma mulher inspiradora, gigante e que marcou toda a história da música e da luta a favor da igualdade racial. O documentário é dirigido por Liz Garbus, de Lost Girls — Os Crimes de Long Island.

3. Visita ao Inferno

 A Natureza é cheia de encantos! Para quem gosta de ver o mundo por meio da natureza, esse comentário é mais do que indicado e mostra o poder que ela exerce sobre a Terra. Visita ao Inferno explora vulcões ativos ao redor do planeta com a sensibilidade do lendário Werner Herzog. Acaba que o documentário, por mais que seja costurado pelos tais vulcões, é muito sobre a natureza humana – que é o grande x da questão de tudo.

O documentário Minimalismo da Netflix vai fazer você repensar suas compras. Foto: Reprodução Internet

O documentário Minimalismo da Netflix vai fazer você repensar suas compras. Foto: Reprodução Internet

4. Shirkers — O Filme Roubado

Uh, Uh, que mistério! O documentário é comandado por uma mulher que explora os eventos em torno de um filme que ela e seus amigos começaram a fazer com um estranho misterioso de décadas atrás. É um documentário bem conceitual sobre valores pessoais, empatia e amadurecimento.

5. Minimalismo

Esse é aquele documentário que todo mundo deveria ver. Fala sobre desapego e nos leva a refletir sobre o que temos. Sob a direção de Matt D’Avella, o documentário Minimalism nos leva a conhecer o estilo de vida dos amigos Joshua Millburn e Ryan Nicodemus, onde a ideia central pode ser o conceito de “menos é mais”, no qual a vida atual deles se baseia.

No documentário Minimalism, é deixado claro que a ideia deles não foca em nada radical, o objetivo não está em se livrar de tudo quanto é bem material, e sim aqueles que excedem muito o necessário, coisas superficiais, que por vezes acabamos comprando apenas para suprir uma necessidade.

O doc, que está disponível na Netflix, apresenta uma perspectiva superinteressante, enfatizando “o que eu sou não depende dos meus bens materiais” e as distorções sobre o que realmente precisamos e não o que a mídia e a publicidade em massa nos fazem acreditar que é importante comprar.

6. The Act of Killing

Disponível na Netflix ,The Act of Killing é um documentário que revela que o mal não nasce somente dos atos, mas pode surgir pelo esquecimento. A perpetuação da maldade como algo costumeiro, para o filme, é o ato mais odioso e covarde da índole humana.

O documentário vai ao encontro da monstruosidade particular dos seus personagens. Quem não tem monstros dentro de si, não é mesmo?

 

Foto: Reprodução Internet

Quanto Tempo o Tempo Tem traz a reflexão de como corremos sempre contra o tempo. Foto: Reprodução Internet.

7. Quanto Tempo o Tempo Tem

O título desse documentário por si só já é bastante reflexivo, já que estamos sempre correndo contra o tempo. E é essa a dúvida debatida no documentário presente na Netflix, Quanto Tempo o Tempo Tem, bem como demais questões que envolvem as diferenças do conceito de tempo entre as civilizações.

Especialistas explicam com riqueza detalhes e refletem sobre o tempo e os seus significados, tal como a falta de tempo e a corrida constante contra as horas do mundo contemporâneo.

Compartilhe