FALAS DA TERRA ESTREIA DIA 19

  • Maratonei
Ouça essa notícia

Nesta segunda-feira, dia 19, a TV Globo vai exibir o ‘Falas da Terra’, especial que pretende lançar luz à luta dos indígenas pelo direito de existirem e serem ouvidos, fazendo um resgate histórico de valorização de suas culturas.

Serão apresentados depoimentos em primeira pessoa, a fim de mostrar as várias maneiras de ser indígena, traduzem a riqueza cultural dos mais de 300 povos existentes no Brasil, que falam aproximadamente 200 línguas diferentes. A luta indígena, de resistência e existência, passa por diversas temáticas e entre elas, a educação.

O escritor Daniel Munduruku, vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio de Literatura pela Unesco, tem uma luta intensa há anos pela divulgação da cultura indígena e acredita que ela deva acontecer principalmente por meio da Educação. Daniel defende que o Dia do Índio seja um dia de consciência indígena e não uma data de celebração que reforce estereótipos, como acontece nos dias atuais.

A emissora escolheu essa data por ser o “Dia do Índio”, que na verdade, seguindo as correções de Daniel, é o dia de “Consciência Indígena”, e não um dia de celebração como todos pensam que é.

O especial ‘Falas da Terra’, contará com o depoimento de Ailton Krenak como indígena convidado. Ailton, atuou também como consultor, construindo o especial junto com a diretora artística Antonia Prado.

Outra educadora que também participará do especial é Emerson Uýra, Artista visual, formada em Biologia e mestre em Ecologia.

‘Falas da Terra’ tem a direção artística de Antonia Prado, roteiro assinado por Malu Vergueiro, consultoria de Ailton Krenak e coautoria de Ziel Karapató, Graciela Guarani, Olinda Tupinambá e Alberto Alvarez. Rafael Dragaud assina a supervisão artística e Mariano Boni a direção de gênero. O especial vai ao ar no dia 19 de abril, logo após BBB21.

Compartilhe