MORADOR DE CAÇAPAVA É PROTAGONISTA EM “FALAS DE ORGULHO”, ATRAÇÃO ESPECIAL DA GLOBO

Ouça essa notícia
Reprodução da Internet - Richard Alcântara, morador de Caçapava e protagonista de "Falas de Orgulho".

Richard Alcântara, é um homem transgênero de Caçapava, interior de São Paulo, que sonha em ser bombeiro civil. Em “Falas do Orgulho”, Richard é um dos protagonistas que relata sobre família, preconceito e superação.

“Eu quero passar para elas que se eu consegui, eles também conseguem. Eu nunca imaginei que chegaria tão longe. E hoje eu tô aqui. Então, eu hoje trabalho como assistente de controle de qualidade, estou me formando em bombeiro profissional civil e eu sou um homem transgênero que mora em Caçapava. Ah, muitas pessoas duvidaram de mim e hoje eu tô aqui, contando a minha história e eu quero que as pessoas se sintam confortáveis, se sintam abraçadas pela minha família e por mim e que elas saibam que existe um mundo de possibilidades para ser feliz”.

“Maria macho” e “sapatão” são alguns dos apelidos que Richard precisou lidar ao longo da sua infância. Nascido em Butantã, na grande São Paulo, Richard conta que nunca sentiu que se encaixava nos padrões sociais de masculino e feminino. Uma camiseta larga, bermuda e boné eram sempre os escolhidos para o seu passatempo favorito: jogar bola na rua com os amigos.

Desde cedo, ele já manifestava sua identidade de gênero masculina, apesar de ainda não se entender como tal. Não por conta das roupas ou pelo futebol, mas sim porque sentia que algo estava errado com o seu corpo. “Eu não sabia o que era ‘transgênero’, vivia em um mundo dividido entre ‘lésbicas e gays'”, revela.

Apesar de se atrair por mulheres, os homens também sempre chamaram a sua atenção, mas de outra forma. “Eu gostava da aparência dos homens. Eu admirava o peitoral, a barba, a liberdade que eles tinham com o corpo. Eu nunca me senti confortável com o meu corpo. E comecei a entrar em depressão porque não sabia o que estava acontecendo comigo”, conta.

E foi com a ajuda de Ivan, personagem vivido por Carol Duarte na novela ‘A Força do Querer’, que tudo passou a fazer sentido. “A novela mudou a minha vida, literalmente. No começo, eu via a Ivana e pensava ‘nossa, isso já aconteceu comigo’. E a cada fase que o personagem foi passando, eu me sentia representado. Eu assistia à novela com a minha mãe e até ela conseguia me reconhecer naquela história. Foi assim que me descobri um homem trans e procurei por tratamento hormonal”, relembra ele.

Morador da cidade de Caçapava, Richard trabalha como assistente de controle de qualidade em uma fábrica de automóveis e namora há dois anos com Yuri Fernanda, que esteve ao seu lado durante toda a transição. “A gente se conheceu em um restaurante que eu trabalhava, ainda com aparência e nome femininos. Ela foi a primeira pessoa por lá a vir conversar comigo e me perguntar como eu queria ser chamado. Viramos muito amigos e a amizade virou amor. Ela me acompanha em tudo”, revela, apaixonado.

‘Falas de Orgulho’ é uma atração especial produzida pela Globo que estreou nesta segunda-feira (28/6) dia do orgulho LGBTQIA + . A atração tem direção artística de Antonia Prado, direção de Washington Calegari e roteiro assinado por Carlyle Junior, com produção de Beatriz Besser. Rafael Dragaud é o diretor executivo e Mariano Boni, diretor de gênero. O especial ainda será exibido no GNT, dia 30 de junho, e no Canal Brasil, dia 2 de julho.

Compartilhe