REDETV! COGITA MUDAR O “ALERTA NACIONAL” POR NÃO TER DINHEIRO PARA DISPENSAR SIKÊRA JR. ENTENDA

Ouça essa notícia
Reprodução da Internet - Sikêra Jr.

Depois do vexame que Sikêra Jr. deu durante o “Alerta Nacional” a RedeTV! tem enfrentado um grande dilema.

O “Notícias da TV” apurou que a RedeTV! discute o que fazer no momento. A ideia inicial é deixar o tempo passar. A alta direção acredita que a campanha #DesmonetizaSikera, encabeçada por movimentos LGBTQ+, não irá durar para sempre. A avaliação é de que Sikêra está no “olho do furacão”, mas que tomar atitudes precipitadas não seria o ideal. O que a emissora já cogita é deixar o programa um pouco mais leve nesse período e pedir para Sikêra segurar um pouco a mão nas críticas. A RedeTV! se assustou com a ação do Ministério Público Federal, que pede multa de R$ 10 milhões e punição para a rede. O motivo é que a emissora é reincidente.

O apresentador do “Alerta Nacional” perdeu o patrocínio de diversas marcas em seu programa e é alvo de uma campanha para que patrocinadores deixem a atração por conta de suas contra gays. Mas o policialesco é a maior audiência do horário na emissora em dez anos. A ideia inicial é deixar a “poeira baixar” e mudar um pouco o programa. O Alerta Nacional é uma coprodução entre RedeTV! e TV “A Crítica”, emissora independente de Manaus (AM) que era afiliada da Record no Amazonas até 2019. Ambas dividem custos e lucros. Sikêra tem contrato até 2027, um dos mais longos da televisão brasileira. A multa de rescisão é considerada alta para os padrões da emissora de Osasco.

Procurada para comentar o assunto pelo portal, a RedeTV! não se pronunciou.

NO PASSADO

Em 2005, a RedeTV! saiu do ar durante 25 horas na Grande São Paulo por causa de pegadinhas preconceituosas de João Kleber e teve que exibir no horário o programa Direitos de Resposta. Nele, a comunidade LGBTQ+ respondia às ofensas feitas pelas peças de humor. Foi por causa desse temor que Sikêra Jr abriu o Alerta Nacional desta terça (29/6) pedindo desculpas para a comunidade por chamá-los de “raça desgraçada”. O objetivo é reduzir danos para evitar mais perdas.  A questão que mais pega na RedeTV! em relação a Sikêra Jr é a sua audiência. Na segunda (28), explorando o desfecho do serial killer Lázaro Bárbosa, o Alerta Nacional marcou 2,2 pontos, com picos de 4 na Grande São Paulo.

No Jornalismo da RedeTV!, já existia um incômodo grande por causa de Sikêra Jr. mesmo antes desse escândalo. Para profissionais ouvidos pela reportagem, Sikêra ajuda a manchar a imagem do trabalho realizado pela TV em outros jornalísticos, como o RedeTV! News e o elogiado Leitura Dinâmica.

Compartilhe